Desde 2008, as lojas do Walmart Brasil no sul do País (BIG, Nacional e TodoDia) vêm apresentando resultados animadores em relação a projetos de incentivo à diminuição do uso das sacolas plásticas. O projeto “Cliente Consciente Merece Desconto”, que concede desconto na hora da compra para o cliente que não utiliza sacola plástica, já ofereceu, somente no Rio Grande do Sul, mais de R$ 400 mil em descontos aos clientes e evitou o uso de 13,4 milhões sacolas plásticas até junho deste ano.
No Brasil, são cerca de R$ 1,3 milhão em descontos e menos 45 milhões de sacolas plásticas no meio ambiente, entre 2009 e 2010. O desconto é calculado automaticamente nos caixas de pagamento e corresponde a R$ 0,03 a cada cinco itens adquiridos. Em uma compra de 200 itens, por exemplo, o cliente ganha R$ 1,20. E, caso o cliente leve para casa menos de cinco itens sem utilizar sacolas plásticas, também recebe o desconto.
Como forma de substituir o uso do plástico, o Walmart já tinha, desde o início de 2008, sacolas reutilizáveis próprias em suas lojas. Em pouco mais de dois anos, foram comercializadas cerca de 2,4 milhões de unidades em todo o Brasil.
No Maxxi Atacado, por efetuarem grande parte de suas compras em quantidade e embalagens maiores, os clientes das lojas do formato atacadista participam de outra ação, que também visa incentivar o uso de outras formas de armazenamento. Os clientes podem levar sua própria sacola ou ainda utilizar caixas de papelão disponíveis nos checkouts. Caso o cliente deseje levar uma sacola plástica, pagará R$ 0,12 que serão revertidos para projetos sociais do Instituto Walmart.
