Economia em dose dupla. Este é o resultado da ação sustentável do Walmart, que, a partir de outubro, passou a destinar o lixo orgânico para a compostagem que, posteriormente, é transformado pela empresa Biomix em terra vegetal e fertilizantes orgânicos. Na sequência, os produtos voltam às prateleiras da rede. A ação está sendo implantada em 10 lojas no Estado de São Paulo e, além dos resultados de vendas, a iniciativa proporciona outros benefícios: 104 toneladas mensais de lixo orgânico deixam de ser enviadas aos aterros, o que evita custos de transporte e retirada dos resíduos.
A gestão de resíduos é um dos pilares da estratégia de sustentabilidade do Walmart, cuja meta é acabar com o envio de resíduos sólidos das operações a aterros sanitários até 2025. Em 2012, 40% do total do lixo gerado pela empresa não foi enviado para aterros sanitários e 6% destinados para compostagem ou ração animal.
“Desde 2007, o reaproveitamento de lixo para compostagem é um modelo bem sucedido na operação das lojas no Rio Grande do Sul. Na capital gaúcha, mais de 80% dos resíduos orgânicos são transformados em fertilizantes orgânicos comprados pela EcoCitros – produtora de laranja. A expectativa é levar o processo para as lojas de outras regiões do País”, detalha a diretora de Meio Ambiente do Walmart Brasil, Juliana Castro Doize.
Sobre o Walmart
O Walmart Brasil opera, hoje, com 560 unidades e 81,5 mil funcionários em 18 estados brasileiros (além do Distrito Federal). A rede conta com nove bandeiras, entre hipermercados (Walmart, Hiper Bompreço e BIG), supermercados (Bompreço, Nacional e Mercadorama), atacado (Maxxi), clube de compras (Sam’s) e lojas de vizinhança (TodoDia).