“Nos próximos meses, vocês vão ouvir planos agressivos envolvendo lojas de formatos menores do Walmart.” A promessa partiu de Bill Simon, presidente do Walmart nos Estados Unidos, durante coletiva de imprensa realizada nesta quinta-feira (2 d ejunho) que integra a programação da Shareholders Meeting, a reunião anual de acionistas da multinacional.
Segundo o executivo, as lojas de menor porte são uma grande oportunidade para a companhia. “Elas nos permitem chegar, com custos menores, a locais que não é possível com os atuais formatos”, afirmou. A multinacional, no entanto, ainda está estudando quais as melhores opções de lojas de vizinhança, que ofereçam maior conveniência ao consumidor. Além do Walmart Express, um hipermercado compacto, com 10% do tamanho do modelo tradicional, outras iniciativas vêm sendo testadas nos Estados Unidos, como a bandeira Marketside, de produtos frescos.
O indicador de vendas em mesmas lojas nos Estados Unidos vem caindo há vários trimestres consecutivos. Nos primeiros três meses do atual ano fiscal (que teve início em fevereiro), as vendas nas mesmas lojas no país, sede da varejista, recuaram 1,1%. “Eu gostaria que a recuperação [da crise mundial] fosse mais rápida, mas nós vemos alguns sinais positivos”, avaliou Simon.
Fonte: Valor Econômico
